Dicas

Baseada em três listas divulgadas pelo site exame.abril.com.br (através da National Federal of Independent Business -NFIB, organização que apoia e representa pequenas empresas nos Estados Unidos) e acrescentando alguns títulos por conta própria segue uma lista com filmes relevantes para quem empreende (aceitamos sugestões):


O Homem que Mudou o Jogo (2011)
O personagem Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, tem o desafio de tirar um time de beisebol do buraco e vai usar a estatística para selecionar os melhores jogadores. "Bootstrapping é algo que muitos proprietários de pequenas empresas estão acostumados a fazer. Este filme mostra como uma abordagem inovadora quando você tem pouco ou nenhum dinheiro pode ajudar a vencer a competição",

 

A Rede Social (2010)
A trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa é o mote deste filme. Segundo a associação, os empreendedores devem assistir porque "não há como negar o impacto do Facebook na vida cotidiana".

 

Amor sem Escalas (2009)
No filme, George Clooney viaja para vários lugares com a tarefa de demitir funcionários de outras empresas. Ele conhece uma jovem que quer revolucionar sua tarefa usando a tecnologia. "Ideias para a eficiência são boas, mas às vezes você precisa entender todo o processo antes de procurar maneiras de melhorar os sistemas existentes".

 

Jogada de Gênio (2008)
A indústria automobilística usa uma invenção de Robert Kearns, interpretado por Greg Kinnear, e ele briga pelos créditos. "É importante proteger as suas ideias de serem roubadas por gigantes corporativos ou pela concorrência".

 

À Procura da Felicidade (2006)
Este filme já se tornou um clássico quando o tema é inspiração. O roteiro traz Will Smith como um homem em busca da carreira que acredita e do sustento da família. "Este filme mostra como um homem superou obstáculos e trabalhou de forma mais inteligente e determinada do que a concorrência. Ele nunca perdeu de vista o objetivo final e fez tudo o que podia para realizar seus sonhos".

 

O Céu de Outubro (1999)
Um grupo de amigos decide aprender a construir foguetes, mas quase ninguém acredita que eles são capazes de ter sucesso. "É uma história inspiradora sobre como alterar o seu caminho na vida para perseguir seus sonhos. Algo que muitos empresários sabem muito bem".

 

Piratas do Vale do Silício (1999)
Este filme traz a história de rivalidade entre Apple e Microsoft, sob a ótica de seus co-fundadores, Steve Wozniak e Steve Ballmer. Para a NFBI, "Steve Jobs e Bill Gates têm sido considerados inspiração para muitos empresários. Este filme mostra suas lutas, sucessos e como eles se tornaram os pais do mundo da tecnologia".

 

O Sucesso a Qualquer Preço (1992)
As disputas de uma equipe de vendas sob pressão servem de pano de fundo para este filme. A chegada de um novo chefe mexe com a dinâmica do ambiente. "Os empreendedores são vendedores. Eles têm que vender sua visão, produto, empresa e propósito em tudo que fazem. E, geralmente, o fechamento da venda é a parte mais difícil, mas deve ser sempre perseguido".

 

Rocky (1976)
No papel de Rocky Balboa, Sylvester Stallone tem a chance de disputar um campeonato de luta. A maioria dos pequenos negócios são como Rocky quando colocados junto aos grandes concorrentes. "No entanto, ambos podem ser competitivos e ter sucesso no mercado de hoje".

 

O Diabo Veste Prada (2006)
Como assistente de Miranda Priestly, diretora da revista de moda Runaway Magazine em Nova York, a jornalista Andrea Sachs (Anne Hathaway) só passa a ser respeitada profissionalmente quando adapta suas roupas e comportamento ao local de trabalho.

 

De Porta em Porta (2002)
Bill Porter (William H. Macy) nasceu com uma paralisia cerebral que limita sua fala e movimentos, entretanto ele consegue o emprego como vendedor na Watkins Company. Para vender os produtos da companhia, ele tem de ir de porta em porta e, apesar de lhe darem a pior rota, ele se torna campeão de vendas de sua empresa.

 

Jerry Maguire (1996)
Tom Cruise interpreta Jerry Maguire, um agente esportivo bem sucedido que é demitido por sugerir que agentes deveriam adotar um tratamento mais humano e ter menos clientes.

 

O Lobo de Wall Street (2013)
A trama de O Lobo de Wall Street é baseada na história verdadeira de Jordan Belfort, que se tornou um corretor milionário com sua corretora Stratton Oakmont. O filme mostra sua trajetória desde o começo até sua queda. Belfort foi preso por esquemas financeiros ilegais. O filme é um bom exemplo de como determinação pode levar ao topo e da importância de agir dentro das leis para ter um negócio sustentável.

 

Coco Antes de Chanel (2008)
A trama Coco Antes de Chanel mostra a trajetória de uma designer que começou dividindo como cantora de cabaré e costureira ao mesmo tempo. "É um filme indicado para empreendedores, pois é possível ver como a personagem revoluciona o seu mercado. Apresenta que o sucesso não é fruto de sorte, mas de uma incessante obsessão e um contínuo aprimoramento das habilidades pessoais".

 

Invictus (2009)
Em Invictus, o roteiro mostra como Nelson Mandela resolveu usar o esporte para unir um país. A maneira como inspira o time de rúgbi é também uma inspiração para empreendedores. "Liderança pelo exemplo e pela simplicidade. Em vez de impor o resultado pela força, usou o amor pelo esporte como ferramenta para unir uma nação".

 

Amor por contrato (2009)
Tanto Steve e Kate quanto seus filhos Mick e Jenn são bonitos, populares e confiantes. Eles possuem a melhor casa, com a decoração dos sonhos e todos os hábitos e objetos de consumo desejados por todos as pessoas presentes em suas vidas.
Obviamente, com uma vida perfeita e cheia de luxo, a família provoca a inveja dos vizinhos, e de toda a cidade.
Os Jones são, de fato, a mais nova estratégia de marketing da empresa LifeImage, que resolveu inserir famílias em mercados de luxo de forma a dar vida aos seus produtos.

 

Amor além da vida (2006)
Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

 

Jobs (2013)
A trajetória daquele que é considerado um dos maiores gênios da tecnologia e do marketing. De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

DMC Firewall is a Joomla Security extension!