Artigos

"Eu digo que vocês devem enriquecer, que é seu dever enriquecer. Quantos irmãos piedosos me dizem: "Mas o senhor, um ministro cristão, usa o seu tempo para percorrer o país de alto a baixo aconselhando as pessoas a enriquecer, a ganhar dinheiro?" Sim, é claro que sim!

ID-10013382
Image courtesy of Idea go at FreeDigitalPhotos.net

Então eles continuam: "Que coisa horrível! Por que o senhor não prega o Evangelho em vez de doutrinar as pessoas a ganhar dinheiro?" Porque ganhar dinheiro honestamente é pregar o Evangelho. Essa é a razão!

Os homens que enriquecem talvez sejam os mais honestos que podemos encontrar na comunidade.
"Mas", afirma um jovem aqui esta noite, "durante toda a minha vida me disseram que as pessoas ricas são desonestas, indignas, vis e desprezíveis." Meu amigo, é exatamente por aceitar essa ideia que você não tem nenhum dinheiro. A base da sua fé é totalmente falsa.

Eu lhe digo com toda clareza... 98 de cada 100 homens (e mulheres) ricos dos Estados Unidos são honestos. E é por isso que são ricos. É por esse motivo que os outros lhes confiam dinheiro. É por causa disso que realizam grandes empreendimentos e sempre encontram pessoas para trabalhar com eles.

Diz outro jovem: "Às vezes ouço falar de homens que ganham milhões de dólares desonestamente." Sim, é claro que ouve, e eu também. Mas eles são tão raros que os jornais falam a seu respeito o tempo todo como notícia até ficarmos com a impressão de que todos os ricos conseguem as suas fortunas de modo desonesto.

Meu amigo, leve-me aos subúrbios da Filadelfia e me apresente aos moradores que possuem casas ao redor dessa grande cidade, casas belas com jardins e flores, esplêndidas de refinada arte, e eu o apresentarei às pessoas mais plenas de caráter e iniciativa da nossa cidade. Aqueles que tem as suas próprias casas se tornam mais dignos, honestos e puros, mais fiéis, econômicos e cuidadosos por possuí-las.

Nós pregamos contra a cobiça no púlpito e usamos a expressão "lucro imundo" de um modo tão radical que os cristãos ficam com a ideia de que é pecado um homem ser rico. Dinheiro é poder, e é preciso ser razoavelmente ambicioso para ganhá-lo. Deve ser assim porque vocês podem praticar mais boas ações com ele do que sem ele.

O dinheiro imprime as suas Bíblias, o dinheiro constrói as suas igrejas, o dinheiro envia seus missionários e o dinheiro sustenta os seus pastores. Portanto, eu digo que é necessário ter dinheiro. Se vocês são capazes de enriquecer honestamente, é seu dever sagrado fazer isso. É um erro terrível das pessoas piedosas pensar que se deve ser pobre para ser piedoso. Lembrem-se, a grande maioria dos pobres dos Estados Unidos é pobre por seus próprios erros. Eu simpatizo com os pobres, mas o número de pobres que estão pobres por falta de oportunidades é muito pequeno. A grande maioria dos pobres da América não é pobre por falta de recursos, mas por falta de atitude e por medo de irem para o inferno. Por acreditaram erroneamente que rico não entra no céu. A boa notícias para refletirem durante a semana é: o rico vai para o céu!"

 

Pregação dominical do pastor  batista da Teple University, Russel H Conwell, em 1890. Retirado do livro "Como pagar as contas com a mente", de Jamil Albuquerque e Edgard Moreira.

Mais

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd